terça-feira, 24 de junho de 2008

Segurança na rede!


Internet é um ambiente aberto criado com a finalidade de facilitar a troca de informações a pequenas e grandes distâncias. No entanto, a ampliação do alcance proporcionado pela Internet também torna a segurança das informações vulnerável a novos tipos de ameaças. Quando falamos em Segurança nas redes de computadores atualmente, fazemos uma grande referência à Internet, pois é nessa rede mundial onde os ataques aos nossos computadores ocorrem com maior freqüência. Mas antes de desenvolvermos o tema, temos que nos responder: o que vem a ser “segurança”?
Bem, se fizer-mos uma analogia a segurança de uma casa, dizemos basicamente que a mesma está segura, quando as vulnerabilidades dela foram minimizadas. Pois bem, a rede mundial de computadores não se difere dessa realidade, é preciso tomar algumas precações para evitar a visita de visitantes indesejáveis, onde os mesmos entram em seu computador sem seu consentimento e roubam informações pessoais.
Para evitar esse tipo de prática foi realizada uma pesquisa no site: http://www.reservaer.com.br/biblioteca/e-books/dicas/pg02.html onde mostra métodos de prevenção a esses tipos de “cilada”.
1 - Feche a porta sempre:
Se o computador que você usa para acessar a internet, é usado também numa rede, não conecte-o à web com recursos compartilhados. Ao compartilhar algo como uma simples pasta, você deixa a "porta aberta" para invasões de hackers. Para "descompartilhar", vá no Windows Explorer e localize os recursos compartilhados. Eles são identificados através de uma "mãozinha" que fica abaixo do ícone do recurso. Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone e escolha Não Compartilhado. Outra alternativa, é permitir o acesso de outros computadores, desde que com senha. Assim, o invasor terá que saber a senha se quiser acessar o computador.
2 - Remetente de e-mail desconhecido:
Você acessa seu e-mail e se depara com um remetente que você não conhece e ainda por cima, a mensagem vem com um anexo. O que fazer? Passar um antivírus? Pode até ser, mas ainda sim há riscos, principalmente se for um vírus novo e seu antivírus não é capaz de reconhecê-lo ainda. Qual a alternativa então? Apague a mensagem sem abrir o anexo! Você pode pensar que está perdendo uma mensagem importante, mas ninguém manda algo imperdível com um programa anexado. Além disso, as chances de ser um vírus são enormes, visto que o principal meio de ele se espalhar é através de e-mails.
3 - Saia de verdade:
Se você compartilha seu computador com alguém ou tem medo de que algum bisbilhoteiro olhe seu computador quando você está ausente, a melhor saída é desconectar de todos os serviços de internet que você usa, como webmail, noticiários, etc. Para isso basta clicar em Logout ou Sair no serviço que você está usando. Isso pode parecer óbvio, mas muita gente sai do webmail por exemplo, simplesmente fechando o navegador de internet, o que é muito arriscado, já que o serviço não recebeu ordem para desconectar o usuário.
4 - Apague seus vestígios:
Se você costuma fazer compras pela internet, principalmente num computador no seu trabalho, você corre o risco de ter todos os seus dados confidenciais expostos a qualquer um. Como? Simples. Qualquer página acessada, fica armazenada no cache do computador, mesmo páginas seguras. Assim, qualquer pessoa pode resgatá-la e acessar todos os seus dados. Para evitar isso com o Internet Explorer, vá em Ferramentas / Opções de Internet e na guia Avançado, escolha Não salvar páginas criptografadas no disco, no item Segurança.
5 - Cuidado com downloads:
Você achou um programa freeware muito interessante na internet, ou uma música em MP3 que você adora e decide baixá-lo. Mas tome cuidado, pois o arquivo pode esconder um vírus. Por isso, toda vez que fazer download, não execute o arquivo logo após o término. Antes, passe um antivírus (atualizado) e certifique que o arquivo está limpo. Alguns gerenciadores de donwload como o Download Accelerator e o GetRight, permitem uma configuração para trabalhar em conjunto com o antivírus do seu computador.
6 - Cuidado com suas senhas: Nunca escolha um senha fácil de ser lembrada, como sua data de aniversário, para acessar seu e-mail ou outro serviço de internet (aliás, em qualquer situação cotidiana, nunca se deve escolher uma senha fácil). Além disso, nunca guarde sua senha no seu computador, num arquivo de fácil acesso ou que pode ser lido facilmente. Para evitar qualquer tipo de problema, mude suas senhas num determinado período de tempo, como a cada 2 meses por exemplo.

Um comentário:

love River disse...

nice blog

I wish good luck to you
Come to my blog